CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GARRUCHOS APOIA E PARTICIPA DO EVENTO: ENCONTRO DA FAMILIA RURAL NA LOCALIDADE DE SÃO JOSÉ VELHO.

Na última quarta-feira (26/11), realizou-se na localidade de São José Velho, interior do Munícipio de Garruchos, o 2º Encontro da Família Rural, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos e contou com participação de mais de 200 pessoas, superando assim, todas as expectativas. Os encontros são promovidos em parceria pelas Entidades de Garruchos e Santo Antônio das Missões, através das Administrações Municipais, Câmaras de Vereadores, Escola Técnica Achilino de Santis e demais Escolas Estaduais e Municipais vinculadas ao meio rural, Casa Familiar Rural, Escritórios da Emater, Coopatrigo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contemplam de 12 a 15 comunidades rurais, em 4 micro regiões comunitárias. Contou com a participação dos moradores dos seguintes locais: Rincão Cerro do Ouro, Penteados, Rincão do Salso, Rincão da Manjerona, Rincão do Caçapava, Pedregulho, Cachoeirinha, Rincão Passo da Tigra, Rincão de São Lucas, Barreiro, Ibitirum, Rincão Mato Alto, São Braz, Vila Manuã, Rincão do Faxinal, Rincão Taquareira, Assentamento São Braz e Rincão de São José Velho. O evento teve inicio por volta das 08:30 horas, com recepção e acolhida das famílias, depois prosseguiu com apresentação da Palestra sobre “SUSTENTABILIDADE E O MUNDO REAL”, em seguida depoimentos de famílias rurais e suas experiências exitosas.  No local, houve almoço de confraternização ao valor simbólico de R$ 1,00 (um) real/pessoa adulta. Pela parte da tarde ocorreram dinâmicas, atividades recreativas e 10 oficinas praticas, sobre os seguintes temas: Produção de leite; Cultivos de hortas e compostagens; Criação de ovelhas; Manejo de pastagens nativas e cultivadas para gado de corte e leite; Bolos com receitas alternativas; Confecção de Sabão caseiro; Agrotóxicos: Legislação e uso e alternativas para evitar a utilização; Avicultura colonial; Fitoterápicos – Ervas medicinais e doces crioulos e bebida caseira. O encontro finalizou com a realização de dinâmicas de grupo e o momento de partilha e troca de produtos entre as famílias.  Contudo, eventos dessa magnitude é uma excelente oportunidade de integrar as comunidades, realizando trocas de conhecimentos referentes aos produtos cultivados, unem as famílias, transmitem conhecimentos, depoimentos dos participantes, fortalecem assim, seus laços de amizade e consequentemente o fortalecimento coletivo da classe.