^Back To Top

Horário de Atendimento:  7h30min ás 13h30min

E-SIC Garruchos

Acesso à informaçãoPara uma solicitação formal de informações conforme a Lei nº 12.527/2011, utilize o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).

Transparência Contábil

Transparência Contábil Prefeitura de GarruchosEm cumprimento da Lei nº  131/2009, o cidadão tem direito de acompanhar as contas públicas do município.

Publicações Oficiais da Câmara

 

 

Acessar E-mail

Acessar Webmail

Radio On-Line

Memorial Garruchos

Horário das Sessões

13:00 hs, todas as segundas-feira

Acesse o site da prefeitura de Garruchos

Previsão do Tempo

Acesso Restrito

Uso Abusivo de venenos, produção de alimentos e geração de renda são temas da reunião da comissão do 5º Grito da Terra.

Uso Abusivo de venenos, produção de alimentos e geração de renda são temas da reunião da comissão do 5º Grito da Terra.

             Na manhã de terça-feira (10/05), na sede da Câmara de Vereadores de Garruchos, reuniram-se diversos representantes: lideres da Comissão do 5º grito da terra, Secretaria Municipal de Educação, gerente e técnico da Unidade da Coopatrigo, Emater, representantes do Poder Executivo de Garruchos e de Santo Antônio das Missões e do Legislativo local e representantes da Policia Ambiental de São Borja e São Luiz Gonzaga. Na ocasião foram abordados assuntos referentes ao uso abusivo de venenoso e sua aplicação em propriedades rurais. Ressaltou o Presidente do Legislativo que as lavouras vêm aumentando cada vez mais e com isso aumenta-se o uso de agrotóxicos e venenos, mas que a grande preocupação é o mau uso desses produtos e que podem causar inúmeros problemas tanto para saúde quanto para o meio ambiente. No encontro foram apresentados alguns relatos das comunidades referentes ao mau uso de venenos nas propriedades rurais, tais como: numero de aplicações crescentes nas lavouras, dependência dos pacotes tecnológicos, descumprimento as recomendações de proteção individual, ou seja, aplicação de defensivos agrícolas sem uso de qualquer tipo de proteção de EPIs ou uso de equipamentos inadequados, falta de conhecimento da legislação e seu descumprimento, aplicação criminosa de agrotóxicos, consequências na qualidade de alimentos, contrabando de veneno proibido, destinação das embalagens entre outros casos. Através da participação das comunidades, dos professores, e especialmente dos alunos, que são a base, é possível realizar primeiramente um trabalho de conscientização, sendo fundamental nas escolas, pois os alunos poderão auxiliar os pais em casa, ressaltou o Presidente. Com relação ao tema: Produção de alimentos e geração de renda, discutido pela parte da tarde, foi possível identificar que principalmente os jovens estão deixando de morar na zona rural, ou seja, de “viver no campo”. Disse o Presidente: esses jovens precisam ter mais oportunidades e incentivos, para que possam permanecer vivendo no campo, pois caso, contrário, irão buscar fora. No decorrer da reunião foi possível identificar através de relatos, que a família deve incentivar e apoiar seus filhos e que isso pode ser feito através do contato com a terra, da realização das atividades com autonomia que geram renda dentro da propriedade e financiamentos subsidiados específicos para a juventude, sendo esta uma boa alternativa para começar esse trabalho. Concluiu Presidente do Legislativo: “Para ter produção de alimentos e geração de renda também é importante ter orientação e acompanhamento técnico para tal, e órgão como Emater é peça fundamental nesse processo, mas também a participação ativa das comissões organizadoras e participação das comunidades em geral é possível realizar um trabalho para auxiliar e buscar alternativas para melhorar a vida dessas pessoas. 

Educação é tema debatido entre professores de rede municipal e estadual no 5º Grito da Terra.

Educação é tema debatido entre professores de rede municipal e estadual no 5º Grito da Terra.

 

        Na manhã de quarta-feira (27/04), na sede da Câmara de Vereadores de Garruchos, reuniram-se representantes das escolas municipais e estadual e membros da comissão da Educação, para discutir sobre a temática Educação, tema este previsto no cronograma de reuniões de negociação da pauta do 5º Grito da Terra Municipal. Na reunião foram abordados assuntos referentes: à alimentação das escolas, produtos cultivados pela agricultura familiar e que devem ser incluídos na merenda escolar, praticas que devem ser realizadas nas escolas através das disciplinas curriculares entre outros. Ressaltou o Presidente do Legislativo que órgão como a Emater é fundamental para auxiliar nos sistemas de produção animal, vegetal e na base da agricultura. Argumentou ainda que devem ser enfatizados os programas de qualificação, cooperativismo e comercialização. No encontro foram apresentadas algumas situações identificadas pelas famílias rurais através das visitas, quais destacaram-se: distanciamento entre escola e comunidade, professores não se envolvem com a comunidade onde trabalham, educação urbanizada, educação não emancipadora, transporte escolar, ensino técnico, piso salarial dos professores, profissionais sem aperfeiçoamento, educação do campo. Com base nos relatos das famílias rurais, com participação ativa das comissões organizadoras e grande participação das comunidades, será possível diagnosticar os problemas e assim tentar buscar alternativas que os resolvam ou que ao menos sejam amenizados, concluiu o Presidente.

 

Presidente do Legislativo de Garruchos participa da pauta de reinvindicações do 5º Grito da Terra Municipal

Presidente do Legislativo de Garruchos participa da pauta de reinvindicações do 5º Grito da Terra Municipal

 

            Na última quarta-feira (20/04), o Presidente do Legislativo Municipal de Garruchos, participou da pauta de reinvindicações do 5º grito da Terra Municipal, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos. O encontro ocorreu na sede do Sindicato, na cidade de Santo Antônio das Missões e teve como temática o assunto referente à energia elétrica: Empresa Aes Sul. Segundo Presidente do Legislativo, este tema dentre outros abordados em diversas reuniões já realizadas, vem de encontro com alguns problemas que vem dificultando  especialmente a rotina das famílias rurais do município. A reunião contou com representantes da Empresa Aes Sul, lideres das comunidades e demais autoridades do município de Santo Antônio das Missões. Salientou o Presidente do Legislativo para a Empresa Aes Sul, que é preciso elaborar um cronograma de atendimento para as localidades do interior e da sede do Município de Garruchos, e sugeriu que sejam realizadas vistorias frequentes na rede elétrica, entre elas podas de arvores e substituição de postes. Em relação às referidas trocas de postes, dá-se ao fato de que, existem diversos postes que estão em más condições, e devido apresentarem forte inclinação, acabam ocasionando a queda, deixando assim muitas famílias sem energia elétrica e oferecendo riscos as comunidades. Na oportunidade o Presidente destacou outros problemas e reivindicou algumas providências para empresa Aes Sul. Finalizou o Presidente do Legislativo que através dessas reuniões é possível buscarmos em conjunto, alternativas para que as famílias rurais permaneçam no meio rural e continuem produzindo seus alimentos, com condições adequadas gerando sua própria renda e com qualidade.

Presidente do Legislativo de Garruchos participa do ato de inauguração da nova filial da Coopatrigo, no Interior do Município de Santo Antônio das Missões.

Presidente do Legislativo de Garruchos participa do ato de inauguração da nova filial da Coopatrigo, no Interior do Município de Santo Antônio das Missões.

 

         Na última quarta-feira (30/03), o Presidente do Legislativo Municipal de Garruchos, participou do ato de inauguração do mais novo empreendimento da Coopatrigo, que é a Unidade de São Gregório, interior do município de Santo Antônio das Missões. Estiveram presentes, autoridades como Prefeito de Santo Antônio das Missões, Presidente da Cermissões, entre outros. Salientou o Presidente em suas palavras que, a nova filial da Coopatrigo é uma forma estratégica para atender uma grande demanda dos produtores dessa região, que dividem a sua entrega de produção entre as unidades de Santo Antônio das Missões e Garruchos, provocando um recebimento acima da capacidade de armazenagem destas unidades. Conclui o Presidente do Legislativo municipal que essa é uma conquista para todos e uma melhora significativa, especialmente, para os agricultores do Municipio.

Presidente do Legislativo Municipal de Garruchos participa de reunião da AMM na Capital e reivindica melhorias para o Município.

Presidente do Legislativo Municipal de Garruchos participa de reunião da AMM na Capital e reivindica melhorias para o Município.

Ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, a Assembleia da Associação dos Municípios das Missões – AMM. O evento ocorreu na Capital gaúcha e teve como objetivo reivindicar providências das autoridades competentes, no atendimento aos Municípios das Missões. O encontro foi realizado na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), no intuito de fortalecer e atender as demandas ou ao menos tentar amenizar as dificuldades que ocorrem nos municípios

Na oportunidade o Presidente do Legislativo Francisco Solano Santos Marques, juntamente com o Assessor Jurídico da Casa Everson Marcelo Chagas, participaram do encontro com o Secretário Estadual de Minas e Energia, Senhor Lucas Redecker e Senhora Ana Pellini- Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião se fizeram presentes ainda, o Diretor de Geração daEletrobrás - Valter Luiz Cardeal de Souza o Deputado Federal Luiz - Carlos Heinze e o Secretario dos Transportes e Mobilidade do Estado - Pedro Westphalen.

Após a reunião o Presidente Francisco Solano, compareceu ao Gabinete do Deputado Estadual Pedro Westphalen, para tratar sobre o acesso asfáltico para o município de Garruchos, demonstrando a dificuldade que o município e a população enfrentam diariamente, ao trafegar pelas estradas de chão, onde até mesmo a única linha de transporte coletivo foi cancelada devido às péssimas condições das estradas do município, portanto,os munícipes que não possuem carro particular não têm como se deslocar para ascidades vizinhas. Outra dificuldade apontada é a questão da área de saúde, onde o município dispõe apenas de uma Unidade Básica de Saúde, entretanto, os exames e algumas consultas especializadas são realizados em município que ficam aproximadamente há100 km da sede do município, sendo 60 km de estradas de chão, portanto, é imprescindível que tenha estradas adequadas para trafegar.

Leia mais...

Informações de Contato

  • (55) 8401 4346

  • CEP: 97690-000

  • Av. Libano Sasso,nª 736, Centro, Garruchos/RS

  • Horário de Atendimento 07h30min ás 13h30min 

Acesse Também...

 

Portal da Transparência do Governo Estadual Tribunal de Contas da União Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul Portal da Transparência do Governo Federal Tribunal de Contas do Rio grande do Sul Portal do Senado Federal Assembleia Legislativa Federal

 

Copyright © 2013. Email Marketing Rights Reserved.