Representantes do Legislativo Garruchense, participam do XIX Encontro da Associação dos Legislativos das Missões.

Nos dias  19 a 22 do mês de Maio de 2015 ocorreu o XIX Encontro da Associação dos Legislativos das Missões, promovido pela ALM – Associação dos Legislativos das Missões. O evento foi realizado em Porto Alegre/RS, nas dependências no Plenário Dr. João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No evento foram abordados vários temas entre eles a reforma política, saúde, infraestrutura das estradas, agricultura familiar, segurança pública, educação e turismo. A Câmara de Vereadores de Garruchos/RS, esteve representada pelo seu Presidente, Francisco Solano Santos Marques (PP), Vereador Carlos Gilberto Alves Machado (PP), Francisco Gilmar Leal (PT) e Marcos Fernando Schwaab (PDT). O objetivo do Evento foi de mobilizar as lideranças de todos os Municípios que integram a região das Missões, no intuito de buscar reivindicações às esferas estaduais e federais, demonstrando união e comprometimento para com as demandas da região. Na oportunidade o Presidente do Legislativo de Garruchos, o Sr. Francisco Solano reivindicou para o Secretario dos Transportes e Mobilidade do RS, Sr. Pedro Westphalen, maior atenção para o Município de Garruchos, destacou o Município de Garruchos sendo o único da região que possui mais de 50 KM de estradas não pavimentadas. Na oportunidade de conversação com o Governador Sartori, solicitou uma audiência para que o Governador possa atender uma Comissão composta de Vereadores e representantes da Barragem Garabi, que irá tratar de vários assuntos, especialmente sobre a possível construção da Barragem Garabi e do acesso asfáltico para o município.  Concluindo os trabalhos, os Vereadores consideraram o evento satisfatório e de grande relevância pois, são a partir desses encontros que conseguimos atender as grandes necessidades, juntamente com os órgãos competentes, as realidades da nossa região.