Vereadores rebatem uso indevido de diárias

Na edição do jornal Gazeta Missões, do dia de 6 de junho, os vereadores Francisco Solano dos Santos Marques, atual Presidente da Câmara de Vereadores de Garruchos, e Jorge Adão Almeida de Moraes, foram denunciados por praticarem um crime contra a administração pública por apropriarem-se de dinheiro em proveito próprio, citando o fato dos mesmos estarem realizando gastos irregulares e ilegais com retirada de diárias para comparecerem a posse do juiz da comarca de Santo Antônio das Missões no dia 08 de maio do corrente ano.

Antes mesmo de verificar a veracidade da denúncia enviada à redação do referido jornal, não houve nenhum critério de avaliação para efetuar tal publicação, até mesmo desconsiderando o fato dos vereadores citados não poderem chegar ao seu destino previsto, devido a problemas mecânicos ocorrido com o veículo que os transportava até o local. Tal fato foi relatado as pessoas organizadoras do evento, as quais já estavam cientes do deslocamento dos mesmo, também sendo desconsiderado pelo jornal que confirma a ausência dos representantes do legislativo de forma impiedosa.

Em sua manifestação ao grande expediente da seção da Câmara de Vereadores de Garruchos, no ultimo dia 08 de junho, o Vereador Jorge Adão Almeida de Moraes relata:

- Ficamos tristes quando a imprensa divulga atos que não são reais, para mim não são dignos de seriedade, de pessoas sérias... Hoje, a mídia, quando ela quer sujar a imagem, eu não digo de nós políticos, mas acho quem perde com isso é o município... Quando se fala em diárias parece que eram milhões, mas eram setenta e cinco reais, fomos até Santo Antônio, e a gente fica triste quando alguém diz tiraram diárias e não foram, parece que são valores elevados... jornal, imprensa é coisa séria, nos temos que respeitar principalmente os ouvintes e leitores...”

Conforme o Vereador Jorge Adão, já estão sendo tomadas providências jurídicas, com pedido de no mínimo uma retratação diante da maneira inadequada e tendenciosa que foi conduzida e divulgada tal noticia.

Já o Presidente do Legislativo, Vereador Solano, se apresenta insatisfeito e indignando quanto a forma que foi tratado o fato, em primeiro lugar, estampando em praticamente um terço da página, a foto do prédio da câmara de vereadores, induzindo a entidade a um fato ocorrido por apenas dois de seus representantes. Um episódio gerado por um imprevisto comum para quem trafega pelas péssimas estradas vicinais deste município deveria ser tratado com mais cuidado, não relacionando o fato a um crime de apropriação de dinheiro público.

- Tivemos um desconforto em vermos a Câmara de Vereadores estampada na página do jornal, isto entristece bastante, principalmente por já termos tal empresa como uma prestadora de serviço até poucos dias atrás e por coincidência, logo após rescindirmos o contrato com a mesma, veio tal publicação.

Completa o presidente que:

- Não estamos livres de ficarmos na estrada com um carro estragado, um fato até muito comum, o que causa estranheza é a supervalorização de um incidente, que não foi ao menos investigado os motivos que nos levaram ao não comparecimento a este evento. Fatos bem maiores que estes, ocorridos no município, nunca foram citados por este jornal e apesar dos esclarecimentos que apresentamos, citados nesta matéria, não foram suficientes para transformar o fato em uma reportagem sensacionalista. Tanto a instituição como a minha pessoa estamos movendo uma ação contra esta empresa, para no mínimo uma retratação quanto ao ocorrido. Eu tenho certeza que estamos fazendo um bom trabalho neste município e isto causa um desconforto a situação através de retaliações que sofremos pelos mesmos.