Garruchos e Santo Antônio das Missões criam Comissão das Intercâmaras na região

Partindo da ideia que a representatividade de municípios pequenos, principalmente quanto ao número de habitantes, junto às esferas estaduais ou federais se torna desvantajosa perante aos demais, fez com que o Presidente da Câmara de Garruchos, vereador Solano, juntamente com outros vereados deste município e vereadores do município vizinho, Santo Antônio das Missões tomassem a iniciativa.

Na última cessão, do dia 8 de junho, foi apresentada a Resolução 01/2015, que tem a finalidade de propor ao plenário a indicação de membros que irão compor a Comissão das Intercâmaras, formada inicialmente pelos Municípios de Garruchos e Santo Antônio das Missões, representada pelo Presidente da Câmara de Garruchos-RS, Francisco Solano Marques e o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões, Romulo Nascimento Barros, indicando como componentes desta comissão os Vereadores de Garruchos Francisco Solano Marques, Francisco Gilmar Leal, Marcos Fernando Schuab e Elizete Obregon Santiago, e os Vereadores de  Santo Antônio das Missões, os senhores Romulo Nascimento Barros, Cristiano Dutra Nunes, Paulo Cesar Araújo Pedroso e Felisberto Ferreira dos Santos, tendo como sede da Comissão das Intercâmaras a Câmara de Vereadores de Garruchos.

Conforme o Vereador  Solano, o nosso município representa hoje, um número pequeno de eleitores e tomamos a decisão de juntarmos as comunidades vizinhas, começando com Santo Antônio, que vem dando o ponta pé inicial, mas posteriormente queremos incluir São Nicolau, Pirapó e demais municípios das missões que são sacrificados e que sofrem com o mesmo problema. Muitas vezes deixamos de conseguir investimentos para nossos municípios por sermos uma zona eleitoral muito pequena. Com esta união teremos uma voz maior diante de nossas necessidades. Quero salientar que tivemos o cuidado de colocarmos um componente de cada partido que constitui nosso legislativo.

Dando continuidade ao assunto o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões, Sr. Romulo Barros enfatizou que esta é uma maneira de unir forças aos dois municípios, para tentar buscar juntos aos órgãos públicos reivindicações que vem da comunidade, que são suas prioridades. Estamos acompanhando que tem algumas entidades tomando iniciativa, criando comissões e nós como representante do povo temos que criarmos comissões e participarmos das já existentes, unindo forças junto com municípios que serão atingidos pela futura barragem Garabi, para que tenhamos, conjuntamente, reivindicar junto ao governo do estado, governo federal, melhorias para os nossos municípios e bem como informações dos projetos e seus andamentos, para que junto a comunidade possamos passar o que está ocorrendo, não sendo aquela venda de sonhos.

Ambos presidentes já estão em contato com outras lideranças do legislativo regional para aderirem a esta ideia, que será mais um elo para o desenvolvimento de municípios de pequeno porte, atingidos pela Barragem Garabi-Pananbi.