Plano Municipal de Educação é aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Garruchos/RS.

A Câmara Municipal de Vereadores de Garruchos aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada do dia 15/06/2015 a Lei que dispõe sobre a implantação do Plano Municipal de Educação de Garruchos– PME (2015-2024). Para melhor entendimento aos leitores, o Plano Municipal de Educação deve estar em consonância com o Plano Nacional de Educação, por isso, os objetivos e metas deste Plano somente poderão ser alcançados se ele for concedido e acolhido como Plano do Município, ou seja, mais que o Plano de governo, devendo estar adequado com a realidade do Município, abrangendo a época de sua fundação, sua historia, a arte, a composição geográfica, a população, a cultura, as tradições e a base econômica. Portanto, são apresentados objetivos e prioridades como: a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimentos escolar, a superação das desigualdades educacionais, a elevação do nível de escolaridade do Município, promovendo a equidade, melhorar a qualidade do ensino, promover o principio da gestão democrática da educação, estabelecer metas de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, que assegure atendimento as necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade, valorizar os profissionais da educação e democratizar a gestão do ensino publico municipal, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local nos CPMs e Conselhos Escolares.

O plano é de grande importância e complexidade, pois tem o papel de estabelecer politicas de Educação nos próximos 10 anos, implicando em assumir compromissos com o esforço continuo de eliminação das desigualdades. Cabe ressaltar que o Município de Garruchos, conta com os seguintes responsáveis diretos pela avaliação do Plano, sendo o Poder Executivo, representado pela Secretaria Municipal de Educação e ainda conta com o apoio do Conselho Municipal de Educação e dos Segmentos das Comunidades Escolares, entidades governamentais e não governamentais 2014-2015 e Conselho do FUNDEB. Mas para tanto, levou-se em consideração a participação de entidades  da comunidade educacional, do Poder Legislativo, da sociedade civil diretamente interessados e responsáveis pelos direitos das crianças e do adolescente. Contudo, só é possível melhorar  a Educação, se houver mudanças, conscientização e mobilização de todos os munícipes, para a formação da pessoa e o desenvolvimento do Município.