Presidente do Legislativo Municipal de Garruchos participa de reunião da AMM na Capital e reivindica melhorias para o Município.

Ocorreu nos dias 16 e 17 de julho, a Assembleia da Associação dos Municípios das Missões – AMM. O evento ocorreu na Capital gaúcha e teve como objetivo reivindicar providências das autoridades competentes, no atendimento aos Municípios das Missões. O encontro foi realizado na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), no intuito de fortalecer e atender as demandas ou ao menos tentar amenizar as dificuldades que ocorrem nos municípios

Na oportunidade o Presidente do Legislativo Francisco Solano Santos Marques, juntamente com o Assessor Jurídico da Casa Everson Marcelo Chagas, participaram do encontro com o Secretário Estadual de Minas e Energia, Senhor Lucas Redecker e Senhora Ana Pellini- Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião se fizeram presentes ainda, o Diretor de Geração daEletrobrás - Valter Luiz Cardeal de Souza o Deputado Federal Luiz - Carlos Heinze e o Secretario dos Transportes e Mobilidade do Estado - Pedro Westphalen.

Após a reunião o Presidente Francisco Solano, compareceu ao Gabinete do Deputado Estadual Pedro Westphalen, para tratar sobre o acesso asfáltico para o município de Garruchos, demonstrando a dificuldade que o município e a população enfrentam diariamente, ao trafegar pelas estradas de chão, onde até mesmo a única linha de transporte coletivo foi cancelada devido às péssimas condições das estradas do município, portanto,os munícipes que não possuem carro particular não têm como se deslocar para ascidades vizinhas. Outra dificuldade apontada é a questão da área de saúde, onde o município dispõe apenas de uma Unidade Básica de Saúde, entretanto, os exames e algumas consultas especializadas são realizados em município que ficam aproximadamente há100 km da sede do município, sendo 60 km de estradas de chão, portanto, é imprescindível que tenha estradas adequadas para trafegar.

Outro assunto de interesse do Município que foi tratado neste encontro foi à questão sobre o projeto e os entraves burocráticos e ambientais que envolvem a possível construção do complexo Hidrelétrico Garabi/Panambi, empreendimento este projetado para ser construído no Rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina. Na ocasião o Diretor da Eletrobrás se pronunciou a respeito da falta de acesso asfáltico do nosso município, onde afirmou:“Que não é possível realizar um empreendimento do porte da Barragem Garabi, sem acesso de rodovias pavimentadas”.

Na oportunidade foi entregue ao Deputado Heinze documento solicitando a intervenção junto ao Ministério de Minas e Energia, referente à abertura das comportas da Barragem de Itá, reivindicando um planejamento para evitar as recorrentes enchentes que vem afetando principalmente os produtores rurais e a população ribeirinha quais representam grande parte do nosso Município.

O Presidente considerou a reunião satisfatória, pois acredita que as questões apresentadas são de grande relevância para o Município, que sem duvidas merece atenção especial das autoridades competentes.